Perguntas frequentes
Sistema de compensação de energia elétrica
De acordo com as resoluções ANEEL o sistema de compensação de energia funciona da seguinte forma: se a produção de energia elétrica do sistema for maior do que o consumo, esse excedente será direcionado para a rede elétrica da concessionária e fica disponível para o cliente na forma de créditos. Agora, se o consumo em determinado horário do dia for maior do que a geração do sistema fotovoltaico instalado ou se este consumo estiver ocorrendo à noite, momento em que o sistema de energia solar não está gerando, havendo créditos disponíveis para a unidade consumidora previamente armazenados, estes créditos serão então utilizados para prover a energia elétrica requerida. Esgotados os créditos, a concessionária proverá energia elétrica requerida pela unidade normalmente da forma convencional.
Geração da energia elétrica
O módulo fotovoltaico (placa solar) absorve a energia emitida pelo sol, envia esta energia para o inversor que por sua vez irá compatibilizar e distribuir esta energia na rede elétrica do estabelecimento da unidade consumidora.
Funcionamento do sistema à noite
Durante o período da noite, não há incidência de sol nas placas solares. Neste momento a unidade consumidora será abastecida pelos créditos anteriormente gerados ou na sua ausência da energia disponibilizada pela concessionária.
Falta de energia da rede da concessionária
Quando faltar energia da rede da concessionária o sistema fotovoltaico também deixa de funcionar enquanto não ocorrer o restabelecimento da energia da concessionária. A menos que o cliente tenha instalado um sistema de armazenamento de energia por baterias que possam prover energia elétrica quando ocorrer falta de energia da concessionária.
A energia que sai do inversor solar vai para o seu sistema e é distribuída para sua rede interna do imóvel, e assim reduz a quantidade de energia que você adquire da distribuidora.
Sistema de energia fotovoltaica é diferente de sistema de aquecimento de água
As placas solares utilizadas para aquecimento de água apesar de serem levemente parecidas com os módulos fotovoltaicos possuem tecnologia, funcionamento e aplicações completamente diferentes. O sistema de aquecimento solar utiliza placas por onde circula água que será distribuída para torneiras e chuveiros. Já o sistema fotovoltaico não utiliza água e seu objetivo não é aquecer água e sim produzir energia elétrica para ser utilizada por qualquer equipamento que estiver conectado nas tomadas da unidade consumidora como ar condicionados, máquinas de lavar, chuveiros elétricos, fornos elétricos, micro-ondas e qualquer outro dispositivo eletro eletrônico que esteja conectado à rede do imóvel.
Regulamentação da energia fotovoltaica junto a a ANEEL
As medidas adotadas pela Aneel na resolução 482, publicada em 2012, além de regulamentar a produção de energia solar no país, comunica o sistema de compensação de créditos a favor do consumidor, o que viabiliza economicamente os sistemas de energia solar.
Vida útil do sistema fotovoltaico
Os sistemas fotovoltaicos possuem longa vida útil podendo durar por mais de 25 anos. Para isso basta realizar as manutenções preventivas do sistema.